O livro O Conto da Aia com o fundo em vermelho
O livro O Conto da Aia
Romance

O Conto da Aia | Resenha

O livro O Conto Da Aia, de Margaret Atwood, apesar de ser classificado como romance é para mim um livro de terror. A personagem Offred é quem narra a história. Descobrimos pela sua narrativa que houve uma guerra onde mataram o presidente e acabaram com a democracia. Um novo regime se instalou chamado de Gilead. Nele não existe liberdade, jornais, revistas ou qualquer direito a defesa. Quem manda é o Olho, e ele vê tudo. Mulheres são separadas em categorias para poder servir ao novo governo.

O que você sentiria se perdesse seu marido e sua filha. Se te levassem para um centro onde te tiram toda a sua independência e sua essência. Após isso te levam para uma casa onde você deve dar um filho para o Comandante e sua esposa em um ritual bizarro e humilhante. Se você conseguir vai para outra casa começar tudo de novo, se não conseguir terá que trabalhar pesado e talvez morrer.

Offred é uma dessas mulheres, uma aia, onde seu único propósito é procriar em uma mundo onde a maioria é infértil como resultado das guerras. Caso não consiga ela pode se tornar uma Não mulher, mulheres que são mandadas para as colônias para fazer trabalho pesado e possivelmente ter como destino a morte.

A ela é permitido fazer compras uma vez por dia na companhia de outra aia e rezar em seu quarto. Ler, ter amigas, falar com homens, pensar ou fazer qualquer coisa que seja contra a lei é punido com a morte. Em sua região tem um muro onde eles penduram quem não seguiu essas leis, como uma forma de aviso.

Sentimos toda a sua angustia em não ter qualquer contato humano. Para não enlouquecer ela repete todos os dias seu nome para si mesma e recorda da sua família que foi tirada dela de forma tão bruta. Você consegue entrar no livro, se ver naquele ambiente, sentir a constante tensão em que ela vivia.

É uma leitura onde você sente raiva, medo, tensão e angustia. O livro te faz questionar o tempo todo “e se fosse com você”, sem realmente fazer essa pergunta. Isso porque o mundo que ele narra é muito parecido com o nosso o que dá a sensação de aproximação com a personagem. Não é uma leitura fácil, mas todos deveriam ler.

 

Um pouco mais sobre o autor

Margaret Atwood é uma consagrada escritora Canadense internacionalmente reconhecida que recebeu inúmeros prêmios literários importantes. O Conto da Aia foi lançado em 1985 e apesar de ter sido proibido em algumas escolas virou filme, ópera e mais atualmente uma série.

 

Onde encontrar o livro O Conto da Aia

Com 368 paginas e capa comum podemos achar para vender na Amazon

Qual sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Não tenho certeza
0
Bobo
0
Priscilla O'nil
Apaixonada por livros desde pequena venho compartilhar com vocês um pouco desse mundo da leitura

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Romance