Stephen King | Bibliografia
VIDA PESSOAL
Primeiros anos
Stephen King nasceu em 21 de setembro de 1947, na cidade de Portland, nos Estados Unidos. Seu pai, Donald Edwin King, abandonou a família quando ele tinha apenas dois anos de idade.
Sua mãe, Nellie Ruth Pillsbury, criou sozinha Stephen e seu irmão mais velho adotivo. Foi uma vida marcada por mudanças de casas e dificuldades financeiras.
King era apaixonado pelos quadrinhos EC’s horror comics, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola ele inventava histórias em cima dos filmes que assistia e copiava para poder vender aos seus colegas com a ajuda do seu irmão David. Os professores, no entanto, não estimulavam a prática.
Em 1966 ingressou na Universidade do Maine, onde estudou Letras. Ele participava do jornal estudantil e tinha uma coluna chamada King’s Garbage Truck.
Vida Amorosa
Foi na faculdade que conheceu Tabitha Spruce, ela também é romancista e ativista filantrópica
Eles se casaram em 2 de janeiro de 1971 e tiveram três filhos. Uma menina e dois meninos.
Problemas Pessoais
No início dos anos 70, King estava vendo Carrie virar um sucesso. Sua mãe morreu logo após o lançamento de Carrie, em 1974, de câncer uterino. Na mesma época, Stephen estava desenvolvendo um vício em álcool que o acompanharia por quase uma década.
King confessa que Jack Torrance, personagem de O Iluminado, foi baseado nele mesmo. No livro Jack tem problemas com bebida que acaba afetando sua família.
King também diz que não se lembra de ter escrito o livro Cujo de tanta droga e álcool que ingeriu na época. Foi quando sua família interveio e King decidiu procurar ajuda. Ele ficou totalmente longe das drogas, incluindo álcool no final dos anos 1980.
Acidente
Em 1999, King foi vítima de um acidente gravíssimo. Ele foi atropelado durante uma caminhada no Estado de Maine, por um motorista distraído. Stephen sofreu um traumatismo craniano, fraturas múltiplas e perfurações em um dos pulmões. Foi submetido a três cirurgias.
CARREIRA DE STEPHEN KING
Uma das primeiras ideias de King, era uma moça jovem com poderes psíquicos, mas ele acabou descartando a ideia. Sua esposa Tabitha resgatou os esboços do lixo e o encorajou a voltar a escrever sobre isso. Após terminar o romance, ele o intitulou “Carrie” e mandou para a Doubleday. Carrie foi o primeiro grande sucesso de King.
Os seus livros já venderam mais de 400 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países. É o 9º autor mais traduzido no mundo.
King já publicou 60 romances, incluindo 7 sob o pseudônimo de Richard Bachman, 12 coletâneas de contos e 6 livros de não ficção.
Livros que ganharam adaptações para o cinema
Carrie, com duas versões cinematográficas, em 1976 e 2013
O Iluminado, de 1980
Conta Comigo”, de 1986
O Nevoeiro”, de 2007
IT”, em 1990 e 2017 e
Cemitério Maldito”, em 2019
Resenhas feitas por mim
Como fã do Stephen King já li vários de seus livros e sempre os recomendo! Se você estiver em busca de por onde começar, que tal ler algumas das resenhas que eu fiz? Pode te ajudar a decidir sua próxima leitura.
Tem resenha do livro Sob a Redoma, O Iluminado, Doutor Sono e It:A Coisa